O tradicional desfile da Carroça Gre-Nal foi realizado no último sábado (22) em Humaitá. A confraternização do grupo de torcedores de Inter e Grêmio iniciou com churrasco no campinho em frente ao Restaurante Aconchego, na Avenida João Pessoa, e depois seguiu com o desfile.
A confraternização ocorre anualmente no final de semana seguinte à final do campeonato. Os torcedores do time que ganha o Gauchão desfilam em cima da “carroça”, já os que perdem precisam puxá-la no percurso pelo centro da cidade, além de terem que organizar e servir o almoço.
O dindinho do município é utilizado no desfile. O título do Gauchão, conquistado pelo Internacional no domingo anterior, dia 16, interrompeu uma longa sequência em que os colorados tiveram que puxar a carroça. Após oito anos o Inter voltou a conquistar o Gauchão.
A confraternização ocorre há 28 anos em Humaitá. Alguns integrantes atuais estão entre os fundadores da iniciativa em 1998. No início, o grupo possuía de 11 a 12 integrantes de cada torcida. Atualmente, são 15 gremistas e 15 colorados. Os filhos de integrantes ganham preferência para ingresso no grupo. Para 2026 serão adicionados dois suplentes.
Desde a instituição do grupo, o Inter faturou 13 títulos e o Grêmio possui 12 conquistas. Nesse período houve títulos do Juventude, Caxias e Novo Hamburgo – nessas ocasiões ninguém puxa a carroça. Durante a pandemia também não teve desfile. Ao longo do ano, o grupo promove outras confraternizações com apostas envolvendo as colocações da dupla Gre-Nal nas competições em disputa.





Fonte: Rádio Alto Uruguai
(Foto: Thomás Silvestre/Rádio Alto Uruguai)