Uma operação do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) deflagrada na manhã desta terça-feira (15) investiga um esquema de fraude em procedimentos licitatórios na administração pública de Bocaina do Sul, município da Serra Catarinense. Denominada Operação Cronos, a ação cumpriu três mandados de busca e apreensão com o apoio técnico da Polícia Científica de Santa Catarina, visando a preservação de provas.
A investigação, conduzida pela 5ª Promotoria de Justiça de Lages, aponta para a apresentação de propostas com valores artificialmente baixos em licitações. Essa redução seria possível através da suposta instalação de dispositivos em veículos e máquinas que manipulavam a contagem de horas trabalhadas.
Os documentos e equipamentos apreendidos durante a operação serão analisados para determinar a extensão do prejuízo causado ao patrimônio público. O nome da operação, “Cronos”, faz referência ao deus do tempo na mitologia grega, uma alusão direta à manipulação do tempo de trabalho que está sendo investigada.
O Procedimento Investigatório Criminal (PIC) segue sob sigilo para não comprometer o andamento das apurações. O GAECO informou que novas informações sobre o caso serão divulgadas à medida que a investigação avançar.
Foto: GAECO
Fonte: Portal Diário | Com informações de Visor Notícias