Escrito por 21:12 Polícia

Idosa morre ao ser arremessada contra grade de prédio após atropelamento em Rio Grande

Uma mulher de 81 anos morreu neste domingo, dia 23, após ser atropelada em Rio Grande, na região sul do Estado. Segundo informações da Brigada Militar, a vítima foi arremessada contra a grade de um prédio após o atropelamento.

A vítima foi identificada como Aimée Teresa Gonzalez Bolaños, cubana que morava no Brasil e era professora da Universidade Federal de Rio Grande (Furg). 

O acidente aconteceu na Avenida Rio Grande, no bairro Cassino. A Brigada Militar foi acionada às 12h10min para ir até o local. Moradores relatam que não houve barulho de freio.

O condutor, um homem de 34 anos, foi submetido ao teste do bafômetro. O resultado constatou que ele havia ingerido bebida alcoólica

O condutor foi preso em flagrante e levado até a Delegacia de Polícia Civil. Ele será encaminhado ao Presídio de Rio Grande e responderá por homicídio com dolo eventual, conforme as autoridades.

Homenagens da Furg e da prefeitura

A Universidade Federal de Rio Grande publicou uma nota lamentando a morte da professora e declarando luto oficial na instituição. “A universidade se solidariza com os familiares e amigos neste momento de pesar, declara luto oficial e dedica em homenagem a professora uma de suas poesias”, informa.

O texto destaca que, durante a sua vida, Aimée dedicou a maior parte do seu trabalho de pesquisa a estudar o papel da mulher na literatura, ganhando notoriedade na área. 

O Programa de Pós-Graduação em Letras da Furg também lastimou a morte da professora em uma nota de falecimento publicada no site da instituição. “Deixa um legado permanente em suas obras e trabalhos acadêmicos. É com grande tristeza e indignação que registramos seu falecimento em um incidente absolutamente absurdo. Nossos sinceros sentimentos à família e aos amigos”, afirma trecho do texto.

Já a prefeitura de Rio Grande destacou a “presença ativa nos movimentos e nas atividades culturais” do município e se solidarizou com familiares e amigos da professora:

“A Prefeitura Municipal do Rio Grande, juntamente com a Secretaria de Município da Cultura e Economia Criativa, vem a público externar o profundo pesar pelo trágico falecimento da professora doutora Aimée Teresa Gonzáles Bolaños, do Instituto de Letras e Artes da Furg, poeta, escritora, ativista e presença ativa nos movimentos e nas atividades culturais do Município e região, mas também com reconhecimento nacional e internacional. Nossos mais sinceros sentimentos aos familiares, amigos, colegas, alunos e à toda comunidade da Furg pela imensa perda, que é e será sentida por todos e todas que conviveram com a professora Aimée e sua arte literária”.

Foto: RBS TV / Reprodução

Fonte: GZH