Escrito por 10:59 Agricultura, Boa Vista do Buricá, Crissiumal, Nova Candelária

11º Grito de Alerta Mobilizará Agricultores em São Luiz Gonzaga

Nesta quarta-feira, dia 19 de março, a cidade de São Luiz Gonzaga será palco do 11º Grito de Alerta, mobilização que reunirá milhares de agricultores e pecuaristas familiares que deixarão suas propriedades para cobrar dos governos soluções para problemas que afligem a categoria. A iniciativa é organizada pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag-RS) e pela Macro Regional Missões Fronteira Noroeste.

O presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, informou que cerca de 6 mil produtores rurais já estão inscritos em seus respectivos sindicatos para a mobilização. Segundo ele, o evento contará com uma caminhada a partir da praça central de São Luiz Gonzaga, passando por órgãos como agentes financeiros e o INSS, com paradas estratégicas em frente a cada um para pressionar por soluções.

Entre as principais pautas do encontro estão as demandas relacionadas à estiagem, que tem impactado severamente a produção e a renda das famílias nos últimos anos, a necessidade de securitização e o fortalecimento do Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro). A mobilização é uma forma de dar visibilidade às dificuldades enfrentadas pelas famílias agricultoras e pressionar as autoridades por soluções concretas.

Para fortalecer a participação dos trabalhadores rurais da região, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Crissiumal está disponibilizando um ônibus gratuito, com saída ás 05H00 da manhã, onde aproximadamente 45 pessoas estarão se deslocando para se unir ao movimento; e fazer sua voz ser ouvida. Além disso, os sindicatos de Boa Vista do Buricá e Nova Candelária também marcarão presença neste grande ato de mobilização. É fundamental que os agricultores se unam e mostrem sua força coletiva para reivindicar seus direitos. A participação de cada um faz a diferença na luta por políticas públicas que garantam melhores condições para a agricultura familiar. Não perca essa oportunidade de lutar por um futuro melhor para o campo!

O 11º Grito de Alerta será um momento de união, mobilização e reivindicação, buscando políticas que auxiliem a minimizar os impactos sobre a categoria.

Fonte: Portal Diário, com informações do site da FETAG-RS, Assessoria do Senador Heinze e Sindicatos dos Trabalhores Rurais de Crissiumal, Nova Candelária e BVB