
Fotos: Arquivo pessoal/Divulgação
O jovem judoca João Henrique Maldaner de Andrade, de 17 anos, vai representar o Brasil em um estágio internacional de judô em Bremen, na Alemanha, entre os dias 21 e 28 de março. O evento faz parte de uma série de três etapas classificatórias para o Mundial Júnior da modalidade.
João Henrique, que atualmente reside no Rio de Janeiro, é filho da humaitense Dionara Susana Maldaner e de João Carlos Dias de Andrade. Seus avós, Henrique e Dália Maldaner, ainda moram em Humaitá.
A vaga para os estágios internacionais foi conquistada após João Henrique ser vice-campeão brasileiro na categoria Júnior Sub-18 (66 kg) em 2024. Agora, o atleta subiu de categoria e competirá no Sub-21 (73 kg), enfrentando adversários de alto nível de países da Europa, Ásia e Oriente Médio.
Além da experiência adquirida nas competições, João Henrique busca a melhor colocação entre os brasileiros no ranking das três etapas para garantir presença no Mundial Júnior. Mesmo que não consiga a classificação neste ano, ele ainda terá três temporadas para alcançar esse objetivo dentro da categoria Sub-21.
A preparação do judoca inclui treinamentos intensivos de até seis horas diárias e a disputa de torneios no Brasil, como o Open Pan-Americano de Judô no Rio de Janeiro, que acontece nos dias 15 e 16 de março. Essas competições somam pontos importantes para os rankings estadual e nacional.
Atleta do Clube de Regatas do Flamengo e faixa-preta de judô, João Henrique sonha em disputar os Jogos Olímpicos de 2028, em Los Angeles. Sua evolução e bons resultados indicam um caminho promissor até a seletiva olímpica.
Empresários interessados em apoiar o judoca podem entrar em contato pelo telefone/WhatsApp (21) 99240-0677 ou e-mail [email protected]. Acompanhe a trajetória do atleta no Instagram: @joao.andrade_73.


Fotos: Arquivo Pessoal



Fotos: Arquivo Pessoal/ Divulgação
Fonte: Rádio Alto Uruguai