Escrito por 09:14 Polícia

Polícia Civil desarticula Facção Criminosa em Operação Abrangente no RS e PR

Uma grande operação da Polícia Civil, denominada “Virginia”, foi deflagrada nesta terça-feira (15) com o objetivo de desmantelar uma organização criminosa com forte atuação no tráfico de drogas e na venda ilegal de armas de fogo. A ação policial se estendeu por sete cidades do Rio Grande do Sul e também alcançou o estado do Paraná, resultando, até o momento, na prisão de dez indivíduos.

A investigação que culminou na operação teve início em maio de 2023, a partir da prisão em flagrante de um casal no bairro Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre. Na ocasião, foram apreendidos entorpecentes, dinheiro e aparelhos celulares, o que permitiu aos investigadores rastrear outros membros da facção e identificar sua rede de atuação em diferentes municípios gaúchos. Segundo a Polícia Civil, o grupo criminoso tem sua origem nas vilas Jardim e Cruzeiro, na capital gaúcha. O líder da organização foi recentemente assassinado dentro da Penitenciária Estadual de Canoas 3 (Pecan).

O aprofundamento das investigações revelou a intensa atividade do grupo através da interceptação de mensagens. Nessas comunicações, os criminosos negociavam tanto drogas quanto armamentos. Em um dos diálogos, um integrante da facção oferecia uma pistola Taurus calibre .40 pelo valor de R$ 10 mil, com a entrega planejada para o município de Guaíba. Adicionalmente, vídeos apreendidos pela polícia mostravam os criminosos exibindo grandes quantidades de maconha prensada e pasta base de cocaína.

A Operação Virginia mobilizou equipes policiais para o cumprimento de um total de 32 ordens judiciais, sendo 11 mandados de prisão preventiva e 21 mandados de busca e apreensão domiciliar. As ações se concentraram nas cidades de Porto Alegre, Viamão, São Leopoldo, Bento Gonçalves, Gramado, Erechim, no Rio Grande do Sul, e Curitiba, no Paraná. Adicionalmente, mandados de busca foram cumpridos em diversas penitenciárias do estado gaúcho, visando aprofundar a investigação e identificar possíveis ramificações da organização dentro do sistema prisional.

facebook sharing button
twitter sharing button
whatsapp sharing button
messenger sharing button
Mandados são cumpridos em sete cidades e em presídios. Grupo atuava no tráfico e na venda ilegal de armamentos
Pistola Taurus, calibre .40, era negociada pelo valor de R$ 10 mil. Divulgação / Polícia Civil

Pasta base de cocaína também era negociada pelos criminosos. Divulgação / Polícia Civil

Fonte: Portal Diário | Com informações de GZH