Escrito por 15:53 Polícia

Polícia Federal realiza operação contra crimes de ódio e apologia ao nazismo em Novo Hamburgo

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (8) a Operação Odium, com o objetivo de investigar um perfil em rede social suspeito de disseminar discurso de ódio, xenofobia e conteúdos de apologia ao nazismo.

Durante a ação, os agentes cumpriram um mandado de busca e apreensão na residência do investigado. A operação busca impedir a continuidade de possíveis crimes, além de desarticular grupos extremistas ligados a ideologias racistas e neonazistas, com foco na propagação de discursos violentos e discriminatórios.

Segundo a PF, o suspeito já possui diversos antecedentes tanto na própria instituição quanto na Polícia Civil, por crimes relacionados ao racismo e à apologia ao nazismo, o que indica reincidência em práticas criminosas dessa natureza.

As investigações começaram após uma denúncia anônima recebida pela Ouvidoria da Polícia Federal, que relatava a distribuição de material impresso com teor discriminatório em Novo Hamburgo, além da afixação de cartazes com conteúdo racista e de exaltação ao regime nazista.

A PF segue investigando o caso para identificar outros possíveis envolvidos.

Fonte: Portal Diário, com informações da Comunicação Social da Polícia Federal no Rio Grande do Sul