Escrito por 14:36 Polícia

Polícia realiza operação em Braga e investiga se jovens desaparecidos em Canoas foram vítimas de emboscada

O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) deflagrou nesta terça-feira (29) uma operação policial para investigar o desaparecimento de três jovens em Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Vitor Juan Santiago, de 18 anos, Carolina Oliveira de Lima, de 19, e Pedro Henrique Di Benedito Rodrigues, de 23, foram vistos pela última vez no bairro Guajuviras no início de abril.

Uma das principais linhas de investigação aponta que os jovens podem ter sido vítimas de uma emboscada armada por uma organização criminosa. A polícia também trabalha com a possibilidade de que o trio tenha sido assassinado.

— Toda ocorrência de desaparecimento pode estar ligada a um crime, inclusive homicídio. Seguimos investigando até o fim, com o objetivo de encontrar a pessoa com vida ou, ao menos, entregar o corpo à família — afirmou o delegado Mario Souza, diretor do DHPP.

Batizada de Operação Amissus, a ação cumpre 12 mandados judiciais — sendo quatro de prisão temporária e oito de busca e apreensão — nas cidades de Braga, Canoas e Charqueadas. Até às 9h15, três pessoas haviam sido presas. Um quarto suspeito já havia sido detido na semana anterior.

Até o momento, não há pistas concretas sobre o paradeiro dos jovens. Conforme a delegada responsável, Graziela Zinelli, as investigações seguiram o protocolo padrão para casos de desaparecimento, com buscas por meio de familiares, redes sociais, quebras de sigilo e diligências nas ruas.

A operação conta com a atuação conjunta da Polícia Civil e da Brigada Militar. O coronel Felipe Santos Rocha, do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), destacou a importância da parceria:

— A integração entre as forças é essencial para o enfrentamento ao crime organizado. Nosso compromisso é localizar os desaparecidos e dar uma resposta às famílias.

Áudios revelam tentativa de despistar a polícia

Durante as apurações, a polícia teve acesso a áudios de um dos suspeitos. Em uma das gravações, ele sugere abandonar o carro em local visível para confundir a investigação: “Largar o carro em algum lugar, deixar a polícia pegar o carro”. Em outro trecho, o investigado alerta um comparsa para não ir até a delegacia: “Se ele for ali na delegacia e largar o carro vai ser pior […] Onde é que ele achou o carro? Cadê os corpos?”.

Suspeita de envolvimento com tráfico de drogas

Segundo o DHPP, há indícios de que o desaparecimento possa estar ligado ao tráfico de drogas. Um dos jovens estaria fazendo entregas por meio de um esquema de tele-entrega comandado por um presidiário. Apesar de não serem parentes, os três desapareceram juntos após saírem de uma casa no Guajuviras a bordo de um Fiat Punto. O veículo foi localizado dois dias depois, abandonado, sem sinais aparentes de violência.

Pedro Henrique e Vitor Juan têm antecedentes por tráfico de drogas. Já Carolina não possui ficha criminal.

Organização criminosa é alvo dos mandados

Os mandados desta terça-feira têm como foco indivíduos ligados a uma facção criminosa, suspeita de atrair os jovens por meio de uma armadilha. Os investigados possuem histórico de envolvimento com tráfico, porte ilegal de arma, roubo, extorsão e corrupção de menores, entre outros crimes.

Ajude com informações

Quem tiver informações sobre o caso pode entrar em contato com o DHPP pelo telefone 0800-642-0121.

Fonte: Portal Diário | Com informações de GZH
Fotos: Divulgação