Escrito por 16:31 Regional, São Martinho

Reuniões discutem impactos da estiagem nos municípios de São Martinho e Campo Novo

Na última sexta-feira, dia 7 de março, a Prefeitura Municipal de São Martinho, promoveu uma reunião para avaliar e mensurar as perdas causadas pela estiagem no município. O encontro ocorreu no gabinete do prefeito Jeancarlo Hunhoff e contou com a presença de representantes do IBGE, técnicos agrícolas, agrônomos, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, de agências bancárias, Defesa Civil, Emater e Secretaria Municipal da Agricultura.

O levantamento servirá como base para a elaboração de um decreto de estiagem, que permitirá ao município buscar auxílio estadual e federal para minimizar os danos e oferecer suporte aos agricultores afetados em São Martinho.

Em Campo Novo, o prefeito Pedrinho dos Santos e a vice-prefeita Marciéli Reis participaram nesta segunda-feira (10) de reunião que também avaliou os impactos da estiagem no município. Foram discutidas medidas e soluções para enfrentar o problema. O encontro reuniu secretários municipais de Assistência Social, Obras e Meio Ambiente, representantes da Cotricampo e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

O objetivo foi avaliar as condições atuais e planejar ações para minimizar os impactos da estiagem. Nos próximos dias será emitido um parecer oficial sobre a situação em Campo Novo.

Até o momento, entre os 21 municípios da Região Celeiro, cinco decretaram emergência devido à estiagem: Humaitá, Esperança do Sul, Inhacorá, Miraguaí e São Valério do Sul. Os decretos das prefeituras de Esperança do Sul, Miraguaí, São Valério do Sul e Inhacorá já foram reconhecidos pela União.

Foto: Divulgação/Prefeitura de São Martinho

Fonte: Rádio Alto Uruguai