Escrito por 09:05 Saúde

Primeira morte por dengue no RS em 2025 é confirmada; vítima é mulher de 59 anos de Porto Alegre, diz governo

Em 2025, RS registrou 1.525 casos confirmados da doença. Desses, 1.176 são autóctones, ou seja, quando o contágio aconteceu dentro do estado.

O Rio Grande do Sul confirmou nesta quinta-feira (20) a primeira morte por dengue no estado em 2025. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), a vítima é uma mulher de 59 anos moradora de Porto Alegre.

Segundo a SES, a morte aconteceu no sábado (15). A mulher tinha comorbidades.

Em 2025, o Rio Grande do Sul registrou 1.525 casos confirmados da doença. Desses, 1.176 são autóctones, ou seja, quando o contágio aconteceu dentro do estado. O restante é de casos de moradores do RS que foram infectados em viagem a outro local.

Rio Grande do Sul registrou 281 mortes por dengue em 2024

Prevenção

A SES reforçou ainda a importância de procurar atendimento médico no momento em que os primeiros sintomas da doença são detecados, para evitar que a doença se agrave. Veja quais são os principais sintomas de dengue:

febre alta, com duração de dois a sete dias

dor retroorbital (atrás dos olhos)

dor de cabeça

dor no corpo

dor nas articulações

mal-estar geral

náusea

vômito

diarreia

manchas vermelhas na pele, com ou sem coceira

Além disso, é importante manter a limpeza das áreas internas e externas das residências, priorizando a eliminação de objetos com água parada, o que evita a proliferação do mosquito Aedes aegypti, causador da dengue.

O uso de repelente também é recomendado para proteção individual contra o mosquito.

Em municípios com vacina disponível, é recomendada a vacinação da população elegível (crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos).

Fonte: G1

Foto: Reprodução